Redes Sociais :

Ensino Fundamental I

Durante um percurso de estudo que dura cinco anos, chamado de Ensino Fundamental I, crianças de 10 anos de idade recebem a formação que as ensinará a progredir na educação e a exercer a cidadania. O avanço é o passo natural após a conclusão da Educação Infantil e representa mudanças significativas na vida escolar da criança. A Escola Geração Futuro com espaços acolhedor e adequados, com número de alunos reduzido em sala de aula e atendimento individualizado e reforço contínuo.

Na Geração Futuro assumimos a responsabilidade em promover o processo de ensino e aprendizagem baseados nos pilares da educação: APRENDER A SER, FAZER, CONVIVER, APRENDER e TRANSFORMAR, sendo eles fundamentais para uma educação transformadora para o século XXI.
Com este projeto iremos proporcionar uma educação que visa desenvolver obilinguismo, para isso nossas aulas serão em inglês e não de inglês, com uma metodologia CLIL, nosso aluno irá adquirir a segunda língua de uma forma contextualizada, desenvolvendo as quatros habilidades, ler, escrever, ouvir e falar inglês de uma forma significativa e fluente. Aprendem a exercitar o pensamento contextualizado as novas informações com a realidade de maneira natural.

Os alunos são estimulados a enfrentar novos desafios, pois é nessa fase que ocorre o amadurecimento necessário para que incorporem eficientemente o ofício de estudante com responsabilidade.
A Escola Geração Futuro procura estimular a identidade, a autonomia, a autoconfiança, a tolerância, a expressão de desejos, a reciprocidade e a responsabilidade, utilizando o diálogo como regra básica para o convívio social, priorizando a qualidade de ensino e tendo os pais como parceiros e em contato direto com a Escola.
A proposta pedagógica é elaborada de forma  a atingir o objetivo de realizar uma educação verdadeira, desenvolvendo a capacidade crítica e criativa pela estética, pela arte e pela leitura, incentivando a reflexão sobre a prática e a pesquisa,  pautada na concepção, sóciointeracionalista de LEV VYGOTSKY, na qual o aluno, através da interação sujeito-objeto, sendo que essa ação do sujeito sobre o objeto é socialmente medida.
Objetivando privilegiar a construção do conhecimento pelo educando e a interação entre os participantes do processo, tem o professor como orientador da aprendizagem, na relação sujeito e objeto do conhecimento, através da ação do processo coletivo.
Nossa metodologia viabiliza o conhecimento de forma participativa e significativa para o aluno. As atividades têm como objetivo oportunizar a aprendizagem individual e em grupo. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental, segundo LEV VYGOTSKY, propondo uma ação pedagógica com atividades, dinâmicas e diversificadas.
Tem como objetivo geral, assegurar e promover o bem estar e o desenvolvimento do estudante em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e linguístico, moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Aprender é essencial

Etapas do Ensino Fundamental I

Com ensino de qualidade, do 1º ao 5º ano são fatores decisivos para o desenvolvimento cognitivo de habilidades e aptidões.

Entre as principais aflições da família em relação à entrada no Ensino Fundamental, a maior parte pode ser resolvida com uma boa conversa, ou durante a preparação da criança para esse novo ciclo. Já o aprendizado que a criança receberá e como irá aproveitá-lo só vão ser conferidos na prática e, por isso, é preciso estar atento às necessidades que cada novo ano deve suprir na vida escolar. Na Escola Geração Futuro as Etapas do Ensino Fundamental I são trabalhadas assim:

1º ANO

Durante o primeiro contato com essa etapa da educação, a criança tende a formar vínculos sociais, tornando a ida a escola um momento agradável. Elas também já têm autonomia para transitar pelo espaço e noções de organização com os próprios materiais e tarefas. O processo de alfabetização acontece pelo método fonético (som das palavras), é o melhor para ler e escrever, tem mais a lógica com o célebro, buscando outras alternativas para a eficiência na alfabetização no final do ano as crianças estão alfabetizadas.

Em matemática, o aluno estará pronto para resolver situações – problemas que envolvam contagem e medidas, significados das operações e seleção de procedimentos de cálculos.

Acreditamos que as culturas lúdicas e corporais têm espaço privilegiado no currículo dos nossos pequenos, pois são as melhores maneiras para eles se relacionarem na escola, sociedade, família e outros ambientes. É no jogo que eles assimilam, recriam a experiência sociocultural dos adultos e constroem seus próprios conhecimentos, experimentando e representando o mundo real.

2º ANO

A criança fica ainda mais curiosa e responsável, e, por esse motivo, está aberta para novas experiências e orientações dos professores. Aos sete anos, espera-se que os alunos já estejam alfabetizados e possam compreender mensagens compatíveis com a etapa de aprendizado.

Em matemática, esperasse que realizem cálculos mentais e por escrito, utilizando estratégias pessoais, convencionais e resoluções de problemas e a interpretação do valor de cada uma das ordens.

A escrita e a leitura são altamente exploradas e estimuladas e inicia-se a escrita espontânea (produção de texto).  Nas aulas de ciências, eles começam a conhecer os seres vivos, dando ênfase as plantas e animais em história e geografia, adquirem percepção sobre o meio em que vive.

3º ANO

Nessa fase, o aluno começa a ter opinião própria e a expressar-se melhor, se preocupa com a ortografia. A produção de texto são aprimoradas e a escrita está bem elaborada e continua sendo explorada.

Em matemática identifica os cálculos mentais, escritos e diferentes situações matemáticas.

Compreende as diferenças de textos, o que incentiva a apresentação de conhecimentos que estão distantes da sua rotina, como aulas sobre a História, Ciências e Geografia. 

4º ANO

A partir o 4º ano, o estudante já é capaz de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos em sala de aula, e, por isso, o ensino deve ser multi e interdisciplinar. Assim, ele já pode expressar suas ideias em diferentes formatos e situações, seja em uma tabela na aula de matemática, pesquisa nas aulas de história e geografia.

O cálculo é incentivado nas mais diferentes situações de aprendizagem. Elaboração de atividades com calculadoras, verbalmente e por escrito. Situações problemas cumprem importante papel no sentido de propiciar a interação com diferentes significados das quatro operações.

 Nesse ciclo, a criança já está habituada às necessidades de higiene e de nutrição e entende sobre as doenças relacionadas ao assunto.

 5º ANO

O aluno deve concluir os estudos sobre temas como vida e ambiente, ciência e tecnologia, ser humano e saúde e Terra e Universo. Também deve compreender aspectos culturais em diferentes tempos e espaços, além de transformar dados e informações numéricas em conhecimento e representações práticas. Aprofunda a possibilidade por meio de atividades de utilizarem melhoras, diagramas, tabelas e gráficos, conseguindo ler informações representadas nos meios de comunicação. Estão aptos a ler e escrever muito bem, produzindo textos orais e escritos.

Em Matemática a socialização de procedimento e registro de medição de tempo, capacidade, massa e comprimento, frações, números decimais, porcentagem, situações problemas envolvendo números fracionários, etc.

No término do 5º ano os alunos estão desenvolvidos e preparados, quanto seguir no Fundamental II com sucesso nos estudos.

Nossa escola é BILINGUE !

As aulas são em inglês e não de inglês, nossos alunos irão adquirir a segunda língua de uma forma contextualizada, desenvolvendo as quatro habilidades, ler, escrever, ouvir e falar inglês de uma forma significativa.

As relações com a família são construídas na confiança, mútua no ajuste constante entre o que é esperado e o que é oferecido por nós que fazemos a Escola Geração Futuro. Uma escola com formação global, integrada e atualizada, que abrange todos os aspectos que constituem o indivíduo, passando tanto pela manutenção e transmissão de valores indispensáveis para o convívio da sociedade como pela conscientização de uma atuação voltada à preservação do planeta e pela valorização do ser humano.

Queremos desenvolver todas as competências e habilidades dos alunos, formando cidadões éticos, responsáveis e emocionalmente preparados para o século XXI desta nova geração, à GERAÇÃOi.

ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

Oferecemos para crianças à partir de 3 anos, aulas de BALLET, CAPOEIRA, VIOLÃO, LITTLE KICKERS E XADREZ PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS.

http://www.facebook.com/geracaofuturosantos/

Loading...