Durante um percurso de estudo que dura cinco anos, chamado de Ensino Fundamental I, crianças de 10 anos de idade recebem a formação que as ensinará a progredir na educação e a exercer a cidadania. O avanço é o passo natural após a conclusão da Educação Infantil e representa mudanças significativas na vida escolar da criança. A Escola Geração Futuro com espaços acolhedor e adequados, com número de alunos reduzido em sala de aula e atendimento individualizado e reforço contínuo.
Na Geração Futuro assumimos a responsabilidade
em promover o processo de ensino e aprendizagem baseados nos pilares da
educação: APRENDER A SER,
FAZER, CONVIVER, APRENDER e TRANSFORMAR, sendo eles fundamentais para uma educação
transformadora para o século
XXI.
Com este projeto iremos proporcionar uma educação que visa desenvolver obilinguismo,
para isso nossas aulas serão em inglês e não de inglês, com uma metodologia
CLIL, nosso aluno irá adquirir a segunda língua de uma forma contextualizada,
desenvolvendo as quatros habilidades, ler, escrever, ouvir e falar inglês de
uma forma significativa e fluente. Aprendem a exercitar o pensamento
contextualizado as novas informações com a realidade de maneira natural.
Os alunos
são estimulados a enfrentar novos desafios, pois é nessa fase que ocorre o
amadurecimento necessário para que incorporem eficientemente o ofício de
estudante com responsabilidade.
A Escola Geração Futuro procura estimular a identidade, a autonomia, a
autoconfiança, a tolerância, a expressão de desejos, a reciprocidade e a
responsabilidade, utilizando o diálogo como regra básica para o convívio
social, priorizando a qualidade de ensino e tendo os pais como parceiros e em
contato direto com a Escola.
A proposta pedagógica é elaborada de forma
a atingir o objetivo de realizar uma educação verdadeira, desenvolvendo
a capacidade crítica e criativa pela estética, pela arte e pela leitura,
incentivando a reflexão sobre a prática e a pesquisa, pautada na concepção, sóciointeracionalista
de LEV VYGOTSKY, na qual o aluno, através da interação sujeito-objeto, sendo
que essa ação do sujeito sobre o objeto é socialmente medida.
Objetivando privilegiar a construção do conhecimento pelo educando e a
interação entre os participantes do processo, tem o professor como orientador da
aprendizagem, na relação sujeito e objeto do conhecimento, através da ação do
processo coletivo.
Nossa metodologia viabiliza o conhecimento de forma participativa e
significativa para o aluno. As atividades têm como objetivo oportunizar a
aprendizagem individual e em grupo. É pela aprendizagem nas relações com os
outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento
mental, segundo LEV VYGOTSKY, propondo uma ação pedagógica com atividades,
dinâmicas e diversificadas.
Tem
como objetivo geral, assegurar e promover o bem estar e o desenvolvimento do
estudante em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e linguístico,
moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao
interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Aprender é essencial
Etapas do Ensino Fundamental I
Com ensino de qualidade, do 1º ao 5º ano são fatores decisivos para o desenvolvimento cognitivo de habilidades e aptidões.
Entre as principais aflições da família em relação à entrada no Ensino Fundamental, a maior parte pode ser resolvida com uma boa conversa, ou durante a preparação da criança para esse novo ciclo. Já o aprendizado que a criança receberá e como irá aproveitá-lo só vão ser conferidos na prática e, por isso, é preciso estar atento às necessidades que cada novo ano deve suprir na vida escolar. Na Escola Geração Futuro as Etapas do Ensino Fundamental I são trabalhadas assim:
1º ANO
Durante o primeiro contato com essa etapa da educação, a criança tende a formar vínculos sociais, tornando a ida a escola um momento agradável. Elas também já têm autonomia para transitar pelo espaço e noções de organização com os próprios materiais e tarefas. O processo de alfabetização acontece pelo método fonético (som das palavras), é o melhor para ler e escrever, tem mais a lógica com o célebro, buscando outras alternativas para a eficiência na alfabetização no final do ano as crianças estão alfabetizadas.
Em matemática, o aluno estará pronto para resolver situações – problemas que envolvam contagem e medidas, significados das operações e seleção de procedimentos de cálculos.
Acreditamos que as culturas lúdicas e corporais têm espaço privilegiado no currículo dos nossos pequenos, pois são as melhores maneiras para eles se relacionarem na escola, sociedade, família e outros ambientes. É no jogo que eles assimilam, recriam a experiência sociocultural dos adultos e constroem seus próprios conhecimentos, experimentando e representando o mundo real.
2º ANO
A criança fica ainda mais curiosa e responsável, e, por esse motivo, está aberta para novas experiências e orientações dos professores. Aos sete anos, espera-se que os alunos já estejam alfabetizados e possam compreender mensagens compatíveis com a etapa de aprendizado.
Em matemática, esperasse que realizem cálculos mentais e por escrito, utilizando estratégias pessoais, convencionais e resoluções de problemas e a interpretação do valor de cada uma das ordens.
A escrita e a leitura são altamente exploradas e estimuladas e inicia-se a escrita espontânea (produção de texto). Nas aulas de ciências, eles começam a conhecer os seres vivos, dando ênfase as plantas e animais em história e geografia, adquirem percepção sobre o meio em que vive.
3º ANO
Nessa fase, o aluno começa a ter opinião própria e a expressar-se melhor, se preocupa com a ortografia. A produção de texto são aprimoradas e a escrita está bem elaborada e continua sendo explorada.
Em matemática identifica os cálculos mentais, escritos e diferentes situações matemáticas.
Compreende as diferenças de textos, o que incentiva a apresentação de conhecimentos que estão distantes da sua rotina, como aulas sobre a História, Ciências e Geografia.
4º ANO
A partir o 4º ano, o estudante já é capaz de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos em sala de aula, e, por isso, o ensino deve ser multi e interdisciplinar. Assim, ele já pode expressar suas ideias em diferentes formatos e situações, seja em uma tabela na aula de matemática, pesquisa nas aulas de história e geografia.
O cálculo é incentivado nas mais diferentes situações de aprendizagem. Elaboração de atividades com calculadoras, verbalmente e por escrito. Situações problemas cumprem importante papel no sentido de propiciar a interação com diferentes significados das quatro operações.
Nesse ciclo, a criança já está habituada às necessidades de higiene e de nutrição e entende sobre as doenças relacionadas ao assunto.
5º ANO
O aluno deve concluir os estudos sobre temas como vida e ambiente, ciência e tecnologia, ser humano e saúde e Terra e Universo. Também deve compreender aspectos culturais em diferentes tempos e espaços, além de transformar dados e informações numéricas em conhecimento e representações práticas. Aprofunda a possibilidade por meio de atividades de utilizarem melhoras, diagramas, tabelas e gráficos, conseguindo ler informações representadas nos meios de comunicação. Estão aptos a ler e escrever muito bem, produzindo textos orais e escritos.
Em Matemática a socialização de procedimento e registro de medição de tempo, capacidade, massa e comprimento, frações, números decimais, porcentagem, situações problemas envolvendo números fracionários, etc.
No término do 5º ano os alunos estão desenvolvidos e preparados, quanto seguir no Fundamental II com sucesso nos estudos.
As aulas são em inglês e não de inglês, nossos alunos irão adquirir a segunda língua de uma forma contextualizada, desenvolvendo as quatro habilidades, ler, escrever, ouvir e falar inglês de uma forma significativa.
As relações com a família são construídas na confiança, mútua no ajuste constante entre o que é esperado e o que é oferecido por nós que fazemos a Escola Geração Futuro. Uma escola com formação global, integrada e atualizada, que abrange todos os aspectos que constituem o indivíduo, passando tanto pela manutenção e transmissão de valores indispensáveis para o convívio da sociedade como pela conscientização de uma atuação voltada à preservação do planeta e pela valorização do ser humano.
Queremos desenvolver todas as competências e habilidades dos alunos, formando cidadões éticos, responsáveis e emocionalmente preparados para o século XXI desta nova geração, à GERAÇÃOi.
ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES
Oferecemos para crianças à partir de 3 anos, aulas de BALLET, CAPOEIRA, VIOLÃO, LITTLE KICKERS E XADREZ PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS.
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